quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

22% dos adolescentes iniciam vida sexual aos 15 anos, diz estudo da OMS



Estudo recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 22% dos adolescentes iniciam a atividade sexual aos 15 anos de idade. A informação consta da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2009. O mesmo estudo apontou que a iniciação sexual precoce está associada ao não uso, ou uso inadequado de preservativos e suas consequências (gravidez precoce, DST/Aids).

A precocidade no início das relações sexuais dos adolescentes levanta a seguinte reflexão: Até que ponto pais e professores estão preparados para discutir questões relativas à sexualidade com os filhos e alunos?

Dados da PeNSE 2009 mostram que 30,5% dos estudantes já tiveram relação sexual alguma vez. A porcentagem do sexo masculino foi de 43,7% frente aos 18,7% do sexo feminino (para o conjunto das capitais e o Distrito Federal).

Nas escolas públicas foram constatados mais alunos que já iniciaram a sua vida sexual (33,1%) comparados aos das escolas privadas (20,8%).

Ratificando as diferenças entre o comportamento sexual de meninos e meninas, a Pesquisa sobre Comportamento, Atitudes e Práticas Relacionadas às DSTs e Aids (PCAP-2008) do Ministério da Saúde, de 2009, detecta que a vida sexual deles começa mais cedo – 36,9% tiveram relações sexuais antes dos 15 anos. Já entre as meninas, esse índice cai para menos da metade (17%).

Fonte: Andi

Nenhum comentário:

Postar um comentário